Mercado imobiliário cresce e facilita a compra do primeiro imóvel

Mercado imobiliário cresce e facilita a compra do primeiro imóvel

21/06/2022
Compra e Venda

O sonho do imóvel próprio parece estar cada vez mais próximo do trabalhador brasileiro realizar. Segundo dados do Estudo do Mercado Imobiliário, do Secovi-SP, comparado a 2020, os lançamentos de imóveis residenciais aumentaram 82,87% na cidade de Sorocaba em 2021. Ainda de acordo com a pesquisa, foram lançadas 6.887 unidades no período. 

Dentre as empresas que estão lançando empreendimentos, está a VIC Engenharia. Atuando desde 2010, a construtora tem origem em Belo Horizonte/MG e hoje conta com vários empreendimentos no estado de São Paulo. Em Sorocaba, lançou o Gran Vic Astúrias, com 200 apartamentos de dois dormitórios, com garagem, elevador e portaria 24 horas. O empreendimento é destinado ao programa Casa Verde e Amarela, em parceria com uma das maiores instituições financeiras do Brasil, a Caixa Econômica Federal.

De acordo com Rodrigo Dias, responsável por financiamentos da VIC e Gerente de Contratos e Desligamento, a Caixa estar envolvida mostra que um empreendimento é confiável para quem planeja financiar. Antes da liberação para as vendas, há um processo rigoroso por parte da instituição financeira, o que garante que o empreendimento está dentro de todos os padrões e assegura que ele vai ser entregue. “Não tem segurança melhor para um cliente do que comprar um apartamento que está financiado pelo banco. Principalmente pela Caixa”, declara Rodrigo Dias. 

 

 

Foi a partir dessa parceria entre a VIC Engenharia e a Caixa Econômica Federal que dezenas de consumidores assinaram os seus contratos de financiamento no último dia 20 de maio, na loja da construtora em Sorocaba. Entre os que fecharam contrato, está o técnico de enfermagem, Luan 
Alves Bueno, de 22 anos, que escolheu comprar seu primeiro imóvel por meio do Programa Casa Verde Amarela.

"Eu acabei escolhendo o imóvel na planta porque o preço é mais em conta e tem maior valorização. Durante o período da construção, o valor que eu estou pagando é acessível pra mim, decorrente a minha renda.LUAN ALVES"


O técnico de enfermagem afirma que comprar um imóvel com 22 anos é um sonho. “Eu consegui dar início a esse sonho e vou conquistar a minha casinha, meu espaço, meu canto, ter minha independência muito novo. Depois eu posso investir em outras coisas”. Ele ainda deu dicas para os jovens seguirem seus passos e conquistarem seu imóvel o quanto antes. “Acho que a gente precisa parar de pensar um pouco no agora e pensar um pouco no futuro. Temos que pensar no que a gente quer, como vamos viver e fazer o sonho virar realidade”, finaliza.

Adquirir imóvel na planta traz mais possibilidades de escolha
O superintendente comercial da empresa, Diego Ressutti, esclarece que na compra de imóveis na planta, a primeira parcela do imóvel não deve ser paga no momento em que o cliente assina com a instituição financeira. Essa parcela do financiamento bancário é paga somente quando as chaves do apartamento são recebidas. 

“O que o consumidor paga durante a construção do empreendimento é o que nós chamamos de evolução de obras, que nada mais é que uma garantia de que o imóvel é dele”, ele assegura. Sobre a escolha e as vantagens do cliente comprar um imóvel na planta, Diego enfatiza que, ao contrário de um imóvel pronto, o comprador tem muito mais possibilidades de escolha em um apartamento que ainda não foi construído.

 

 

“Existe uma regra absoluta com a Caixa, que nem tudo é financiado 100%. Tem algumas regras bem específicas sobre o uso do FGTS, percentual de financiamento sobre avaliação do imóvel, etc. Às vezes o cliente não tem recurso nenhum e, para fechar o contrato com o apartamento pronto, ele não consegue.” 

 

Fonte: jornalcruzeiro