Aprovada a MP que moderniza os serviços de cartórios no Bras

Aprovada a MP que moderniza os serviços de cartórios no Bras

05/07/2022
Notícias

O Congresso Nacional aprovou no dia 31/5 a Medida Provisória 1.085/2021, que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). O texto, que segue agora para sanção presidencial, vinha sendo discutido por Secovi-SP, Abrainc e CBIC desde dezembro de 2021, quando foi apresentado pelo governo.

A aprovação definitiva da MP representa um marco no processo de modernização dos cartórios no Brasil e uma grande conquista para o setor. A medida libera o registro de documentos e o acompanhamento de processos on-line, cria um sistema para unificar as informações e permitir o acesso de qualquer local, reduz a burocracia e o custo do crédito.

Aprimorado por meio de emenda elaborada em conjunto por Secovi-SP, Abrainc e CBIC, o texto final da MP trata, dentre outros pontos, sobre:

  • Manutenção da irretratabilidade dos contratos;
  • Preservação das informações dos adquirentes (LGPD);
  • RET no Patrimônio de Afetação;
  • Adjudicação compulsória extrajudicial.

O SERP fará a interconexão entre todos os cartórios e o atendimento on-line aos usuários, servindo para a recepção e o envio de documentos, expedição de certidões e a obtenção de informações, tudo por meio eletrônico.

Confira o conteúdo do anúncio UNIÃO E AÇÃO DAS ENTIDADES DEMONSTRAM A FORÇA DO SETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL assinado pelas três entidades.

 

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP